terça-feira, 21 de abril de 2009

A visita à ETAR vista por Catarina Sofia


Por volta das 14.00h no dia 4 de Março saímos da escola em direcção à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de AGRA I em Vila Nova de Famalicão.
A viagem foi muito divertida. Metade da minha turma ficou na parte de trás da camioneta, no piso de cima, incluindo eu, e os restantes na parte de baixo.
Foi uma grande risota, começando pelo lançamento de papelinhos (alguns escritos) aos colegas que estavam connosco, mas sempre às escondidas dos professores, até que nos chamaram à atenção, e aí os papéis diminuiram logo de imediato.
Vocês não sabem da melhor , mas eu vou-vos contar: o motorista estava todo aflitinho pois não sabia o caminho, logo teve que andar a perguntar aos carros que passavam, as “bocas” foram saindo de cada um de nós, como :
- Precisas de ir para a escola .
- Quando fizer anos vou-lhe dar um G.P.S.
- Etc.
E da última vez até teve que sair do autocarro para ver qual o caminho que havia de seguir, aí foi para partir o pessoal a rir.
Quando vimos a ETAR parecia milagre porque estávamos a ver que nunca mais chegávamos lá.
Outras coisas aconteceram durante a viagem mas é melhor não vos dizer mas, só para vocês ficarem com um cheirinho do que aconteceu, vou-vos dizer: houve quem vomitasse e foi dois lugares atrás de mim.
Adiantando, quando pusemos os pés fora do autocarro, sentiu-se logo o cheiro.
Logo que lá entrámos tivemos um guia à nossa espera para nos orientar durante a visita.
Começámos por ver a remoção dos lixos mais sólidos e de maiores dimensões. Depois, dos lixos de menores dimensões. Em seguida, dá-se a decantação dos óleos e dos produtos orgânicos.
Depois disto a água já tinha outra cor totalmente diferente. A gordura que estava à superfície é removida várias vezes. Esta é um fertilizante muito forte que é utilizado na agricultura.
Gostei bastante, a tarde passou a correr de tão divertida que foi. Acho que consegui perceber o objectivo de uma ETAR.

Sem comentários: